Maria Quitéria de Jesus Medeiros

Maria Quitéria

1792–1853

Maria Quitéria de Jesus foi uma pioneira e heroína da Guerra da Independência do Brasil. Nascida em 27 de julho de 1792, em Feira de Santana, na Bahia, ela se destacou por sua bravura e determinação. Para lutar ao lado dos patriotas, Maria Quitéria se disfarçou de homem e se alistou no Regimento de Artilharia sob o nome de seu cunhado, José Cordeiro de Medeiros, após o Conselho Interino do Governo da Bahia começar a recrutar voluntários.

Apesar de seu pai não permitir que ela se alistas-se, Maria Quitéria insistiu e foi transferida para a infantaria. Ela recebeu o título de "cadete" e lutou em várias batalhas, como a defesa da Ilha da Maré, da Barra do Paraguaçu, da Pituba e de Itapuã.

Sua coragem foi reconhecida pelo imperador D. Pedro I, que a condecorou com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul e lhe concedeu uma pensão de alferes. Além disso, Maria Quitéria foi recebida pelo imperador e recebeu uma carta pedindo seu perdão pela desobediência.


Visite Símbolos Municipais e conheça a história dos 5.571 munícipios brasileiros.


Em 26/07/2018 foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 13.697, tendo o seu nome inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", conhecido como "Livro de Aço"que se encontra no "Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves", um cenotáfio que homenageia os heróis e heroínas nacionais localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal.

Fonte: Governo Federal