Maria Felipa de Oliveira

Maria Felipa

-1873

Descendente de negros escravizados, tornou-se heroína negra da Independência do Brasil na Bahia, entre 1822 e 1823.Maria Felipa de Oliveira foi uma mulher excepcional que marcou a história do Brasil com sua bravura. Nascida em 1714, em São João del-Rei, Minas Gerais, ela casou-se com o capitão Manuel Nunes Machado e teve quatro filhos.
Sua vida foi marcada por duas grandes conquistas: apoio para os paulistas na Guerra dos Emboabas (1707-1709), fornecendo suprimentos e informações; e contribuição, aos 108 anos, para a Guerra da Independência (1822-1825), incentivando soldados e fornecendo alimentos.
Sua coragem e dedicação são lembradas como um exemplo de patriotismo e inspiração para gerações futuras, tornando-a uma das primeiras mulheres brasileiras a participar ativamente de batalhas.


Visite Símbolos Municipais e conheça a história dos 5.571 munícipios brasileiros.


Em 26/07/2018 foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 13.697, tendo o seu nome inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", conhecido como "Livro de Aço"que se encontra no "Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves", um cenotáfio que homenageia os heróis e heroínas nacionais localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal.

Fonte: Governo Federal