Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça

Hipólito da Costa

1774–1823

Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça foi um jornalista, maçom e diplomata brasileiro nascido em 13 de agosto de 1774, na Colônia do Sacramento, atual Uruguai. Ele é considerado o patrono da imprensa brasileira e fundou o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, que circulou de 1808 a 1823 .

Hipólito da Costa estudou na Universidade de Coimbra, em Portugal, formando-se em leis, filosofia e matemática em 1798. Após sua formação, ele foi enviado como diplomata pela Coroa portuguesa aos Estados Unidos e ao México, onde ingressou na maçonaria em Filadélfia .

Ele foi preso pela Inquisição em Lisboa em 1805, acusado de disseminar ideias maçônicas, mas conseguiu escapar para a Espanha e posteriormente para a Inglaterra, onde recebeu proteção do príncipe Augusto Frederico.

No exílio em Londres, Hipólito da Costa continuou suas atividades maçônicas e fundou o Correio Braziliense, que se tornou um veículo importante para a disseminação de ideias liberais no Brasil. Ele também traduziu obras de Benjamin Thompson e Benjamin Smith Barton para o português .

Hipólito da Costa faleceu em 11 de setembro de 1823, sem saber que havia sido nomeado cônsul do Império do Brasil em Londres. Seus restos mortais foram trasladados para o Brasil em 2001 e estão agora no Museu da Imprensa Nacional.


Visite Símbolos Municipais e conheça a história dos 5.571 munícipios brasileiros.


Em 05/07/2010 foi declarado Herói da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 12.283, tendo o seu nome inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", conhecido como "Livro de Aço"que se encontra no "Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves", um cenotáfio que homenageia os heróis e heroínas nacionais localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal.

Fonte: Governo Federal